Capacitando jovens venezuelanas na educação quântica

Descrição:

Microprojeto parte do Global Quantum Education & Training Project

<Quantum|Chamitas> é um microprojeto piloto focado na apresentação de tópicos relacionados à computação quântica por meio de palestras didáticas. O objetivo principal é fortalecer e facilitar a aquisição de conhecimento científico entre uma audiência não especializada.

Com um enfoque especial para jovens venezuelanas com idades entre 15 e 20 anos, o projeto visa capacitar e inspirá-las por meio de uma formação em computação quântica. Ao fornecer a essas pessoas os conhecimentos necessários para entender conceitos-chave na computação quântica, o objetivo é estimular sua paixão pela ciência e tecnologia.

Por meio de uma abordagem de mentoria estruturada e personalizada, <Quantum|Chamitas> incentivará o crescimento dessas jovens mentes, permitindo que elas mergulhem no emocionante mundo da mecânica quântica, computação e tecnologias emergentes. Ao embarcarem nessa jornada educativa, seu progresso será destacado e compartilhado, servindo de inspiração para outras/os.

O microprojeto piloto de <Quantum|Chamitas> serve como plataforma para o desenvolvimento de uma estratégia que permitirá a participação de mais meninas no futuro. Por meio dessa iniciativa, também serão identificadas e abordadas as dificuldades encontradas na assimilação de conhecimentos relacionados ao tema, garantindo uma experiência de aprendizado eficaz e inclusiva.

Objetivos gerais:

Informar e envolver a comunidade venezuelana, incluindo a diáspora, sobre os conceitos e aplicações da computação quântica.

Criar consciência e promover a compreensão da computação quântica entre as jovens que estão fora da comunidade científica.

Objetivos atitudinais:

Desenvolver habilidades de divulgação científica entre as garotas e outros participantes, capacitando-os a comunicar e compartilhar de forma eficaz seu conhecimento sobre computação quântica com pessoas não especializadas.

Inspirar um sentimento de curiosidade, admiração e entusiasmo pela computação quântica entre os não especialistas.

Para os slides piloto (em espanhol):

Piloto.

Sobre o projeto

Descrição.

Prémio: Global Quantum Education & Diversity

2023


Mergulhe no mundo da Computação Quântica em Las Mercedes de Aragua! Explore nossas sessões transformadoras com estudantes do 3º, 4º e 5º ano abaixo:

Primeira atividade presencial (13 de Outubro)-Quarto ano: Inglês/Espanhol.

(27 de Outubro) Terceiro ano: Inglês/Espanhol.

(27 de Outubro) Quinto ano: Inglês/Espanhol.


Palestra piloto.
Na primeira palestra piloto: 75% das meninas estavam atualmente no ensino médio, enquanto os 25% restantes já eram estudantes universitárias.

Vamos descobrir o nível de conhecimento que uma dasmeninas tinha sobre o assunto antes da palestra (em espanhol):

“Bem, a verdade é que sobre computação quântica eu não sei muito, praticamente nada. Só sei que é algo mais complexo do que a computação tradicional.”

Andrea, 19 anos.

Percepções prévias à palestra.

Agora, vamos ver o que uma das garotas pensa após a primeira palestra!

Comentários após a palestra piloto.

“A computação quântica realmente me parece um assunto muito interessante. Dar esse tipo de palestra pode ajudar as pessoas a se tornarem mais conscientes sobre esse tipo de novas tecnologias.”

María, 17 anos.


Participei no Qiskit Fall Fest Latino 2023, um evento importante para entusiastas da computação quântica em espanhol. Durante esse evento, fiz uma palestra de 15 minutos falando sobre <Quantum|Chamitas> . Vocês podem assistir no YouTube a apresentação! (No momento, apenas em espanhol).